A calvície masculina, também chamada de alopecia androgênica, é a forma mais comum de perda de cabelo entre os homens e afeta mais de 50% da população masculina com mais de 50 anos de idade.
Calvície masculina: tudo o que você precisa saber
A calvície não é um processo agudo de queda repentina dos cabelos. Não se fica “calvo” de um dia para o outro.
O que realmente ocorre é a miniaturização progressiva dos fios, ou seja, a transformação de fios grossos em fios finos e cada vez mais curtos. Na evolução do processo de miniaturização, ainda observamos a mesma quantidade de raízes vivas, mas com a geração de fios menores e mais fracos e a visibilidade do couro cabeludo através dos mesmos. Geralmente é nesta fase em que os portadores da calvície percebem que estão com menos cabelos.
Quais as causas da calvície masculina?
O homem pode ficar calvo por herdar um gene que enfraquece os fios, exceto na nuca. Ou ter cabelo sensível, em algumas regiões, à testosterona. Pelo menos há um consolo: cerca de 35 milhões de brasileiros sofrem os maus efeitos desse hormônio.
O excesso de oleosidade e o estresse também podem acelerar a calvície. Se você está acostumado a matar dois leões diariamente, seu organismo entra em estado de alerta. Isso faz com que as glândulas sebáceas produzam mais secreções, que entopem o bulbo capilar (região onde brotam os fios), enfraquecendo os cabelos.
Calvície masculina genética geralmente não está ligada a qualquer condição médica no entanto, existem graves condições médicas que podem causar calvície, incluindo certos tipos de câncer, medicamentos, condições da tireóide e esteróides anabolizantes.
É possível tratar a calvície?
Existem alguns medicamentos que podem ajudar no combate à perda de cabelo. Minoxidil (Rogaine), aplicado ao couro cabeludo, retarda a perda de cabelo para alguns homens, estimulando o folículo piloso a crescer novos cabelos. Melhorias podem ser visíveis a partir de 4 meses a um ano após o início do tratamento e a perda de cabelo freqüentemente ocorre novamente quando o tratamento é descontinuado. Existem também alguns efeitos colaterais.
Finasterida (Propecia) é uma medicação oral que retarda a perda de cabelo em alguns homens, bloqueando o hormônio masculino responsável pela perda de cabelo. A finasterida é mais eficaz que o Minoxidil e a perda de cabelo ocorre quando descontinuada. Os resultados são visíveis após 3 meses de tratamento. Existem alguns efeitos colaterais graves.
Um transplante capilar é o tratamento mais invasivo e dispendioso. No entanto, com novas tecnologias e instrumentação utilizando a técnica de FUE, o resultado é natural e permanente, com pouco desconforto para o paciente.
A Clínica e Cirurgia Capilar em Curitiba é o lugar perfeito para você realizar seu transplante de cabelo masculino, através da técnica FUE. Aqui você faz seu procedimento cirúrgico com segurança, conforto e tranquilidade.
Tenha um atendimento personalizado e exclusivo, na Clínica e Cirurgia Capilar: faça uma pré-avaliação online e agende uma consulta.
Siga a Clínica e Cirugia Capilar nas Redes Sociais:
Entre em contato pelo Whatsapp para tirar suas dúvidas e agendar consultas.